12 janeiro 2013

Resenha: As vantagens de ser invisível (livro + filme)

Primeiramente, desculpas por ter passado tanto tempo sem postar. Novembro e dezembro pra mim não foi fácil, a faculdade tragou os últimos resquícios de paciência, tempo e criatividade do meu ser de 2012. Prometo não sumir por tanto tempo assim nunca mais.

Imagem daqui

Olá gente,
Eu sei que fazer resenha sobre esse livro/filme já tá passado, que todo mundo ama e é uma das mais faladas literaturas dos últimos tempos e blá blá blá, mas eu não poderia deixar minhas impressões passarem em branco. 
Primeiramente, gostaria de deixar escrito aqui a minha revolta a mim mesma, como assim nunca fiz nenhuma resenha de livro antes??? Ler é o que mais gosto de fazer na vida, e logo depois que entrei de férias comprei mais livro do que acho que não comprei a minha vida inteira, portante deveria ter feito no mínimo umas 10 resenhas aqui :P Mas antes tarde do que nunca.


~Essa resenha pode conter spoiler, portanto se você não viu o filme nem leu o livro e também não quer descobrir nada revelador, assista/leia e venha aqui depois compartilhar suas impressões também :)~


'As vantagens de ser invisível' foi escrito por Stephen Chbosky e nos conta a história do Charlie, um garoto que começa a escrever para um amigo que é desconhecido para nós, e o livro inteiro é narrado no formato de cartas. Charlie se mostra um mocinho inocente, tímido e introspectivo, que não tem muitas amizades desde que o seu melhor amigo Michael morreu e está preocupado com o começo das aulas no ensino médio, ou high school, onde, como todo novato, se sente 'invisível' no meio de tanta gente. A partir daí a história nos mostra como, apesar de novato, inicia uma amizade verdadeira com os alunos do último ano Patrick e sua meia-irmã Sam, todas as aventuras que eles vivem, começa a ter experiência com garotas, sua relação com a família, etc. Vemos o relato de sua amizade com a Tia Helen (que também morreu) e o seu professor Bill, que vê muito potencial nele e começa a lhe dar livros como forma de incentivo na aprendizagem e o interessante é como Stephen Chbosky aborda diversos temas polêmicos presentes na vida dos adolescentes, como suicídio, gravidez precoce, abuso sexual, drogas, homossexualismo, só que abordado de uma forma ingênua e pura por Charlie. Daí o livros segue com os belos diálogos, transportando a gente para um mundo infinito que só a amizade e o amor verdadeiro é capaz de trazer à tona.
 

"A gente aceita o amor que acha que merece."  


Com um livro tão perfeito, não queria me deparar um filme abaixo da média. E graças a Deus que não foi. Souberam montar tudo de acordo com a história original, pouquíssimas coisas no livro passaram despercebidas no filme, e a química dos atores principais é inegável. A trilha sonora, diga-se de passagem, de alta qualidade, que nos é mostrada no livro deixa o filme mais real, sabe, é uma coisa linda de se ver.

"Depois que a música terminou, eu disse uma coisa: "Eu me sinto infinito." E Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que já tinha ouvido."


Gente, sério, leiam, vejam o filme, whatever. É uma história muito envolvente e de uma sensibilidade enorme, dá vontade de abraçar o Charlie e não soltar nunca mais! Já virou um dos meus livros/filmes preferidos da vida.


Pra escutar as músicas citadas no livro: aqui.
Pra saber os livros: aqui.



0 


Título original: The Perks of Being a Wallflower
Páginas: 223
Editora: Rocco
ISBN: 9788532522337
Ano (filme): 2012
--- xxx ---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e volte sempre!
E aah... ficaria bem feliz com o teu comentário, mas sinta-se à vontade pra só dar um passadinha de vez em quando, se assim quiser :P

Um beijo!